terça-feira, 28 de agosto de 2012

FLEXIBILIDADE E ALIMENTAÇÃO


Quando a articulação é movimentada em toda sua amplitude normal do movimento, tem – se a flexibilidade. Cada articulação possui esta característica, dependendo do tecido que a circunda e de ligamentos, músculos e tendões. Ela pode depender da genética do indivíduo. E após a atividade física diminui progressivamente. É fácil confundir flexibilidade com alongamento, sendo que este último seria exercícios ou técnicas que possuem o objetivo de alongar (esticar) para aumentar a amplitude dos movimentos de determinada flexibilidade.

Com muitos estudos na área de educação física, atualmente, um bom condicionamento físico não depende somente de um trabalho aeróbico específico, mas padrões apropriados de potência muscular, de flexibilidade e de postura estável também são importantes para uma boa condição física.

Para a obtenção de uma boa flexibilidade e na atividade física como um todo, é importante salientar que o uso de alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes pode fazer uma grande diferença no desempenho. É necessário evitar inflamações que prejudicam as articulações promovendo então a melhora da cartilagem, manter a densidade óssea e as articulações alongadas.
Os alimentos que devem ser consumidos são:
Abacaxi: Fruta antioxidante e anti-inflamatória. Ajuda na digestão e tem ação em inflamações. Sendo uma fruta cítrica possui fitoquímicos que agem como estimulante de colágeno o que permite melhorar as articulações.
Alho: Anti-inflamatório, possui substâncias antioxidantes que bloqueiam as inflamações no organismo.
Açafrão (cúrcuma): Anti-inflamatório previne contra o câncer e a aterosclerose. O extrato da cúrcuma pode reduzir as inflamações articulares.
Azeite de Oliva (extra-virgem): Possui compostos que combatem os radicais livres e previnem a degeneração celular. Além de ser anti-inflamatório, mantém as articulações lubrificadas.
Cebola: Rica em substâncias anti-inflamatórias zinco e selênio, ajuda na circulação e estimula o sistema imune.
Gengibre: É uma raiz que possui propriedades anti-inflamatórias, é antioxidante e ajuda na circulação.
Peixes: Salmão, arenque, sardinha, truta, atum são ricos em ômega 3, combatendo as inflamações, dores nas articulações e evitando o aumento do colesterol.
Trigo Sarraceno: Possui substâncias antioxidantes que protegem a pele, tecidos e vasos sanguíneos.
Procure evitar alimentos gordurosos, frituras, álcool e gorduras trans. Reduza o consumo de carnes gordurosas e ovos. Busque uma alimentação equilibrada comendo todos os dias verduras, legumes e frutas. Evitando as inflamações e mantendo o sistema imune fortalecido, a flexibilidade será facilitada, assim como a prática de exercícios físicos em geral.
Tópico sugerido pelo leitor e companheiro de treino Fred.

Fontes:
Relação entre aumento da flexibilidade e facilitações na execução de ações cotidianas em adultos participantes de programa de exercício supervisionado
Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano
Carla Werlang Coelho
Claudio Gil Soares de Araújo

2 comentários:

  1. Olá! Por que pediu para evitar ovos??

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nayara! Porque ovos contém gordura.E flexibilidade e gordura não combinam. O ovo é um excelente alimento, mas deve ser ingerido com moderação.

      Excluir