terça-feira, 18 de setembro de 2012

Água: O nutriente mais importante para o organismo





Consta que aproximadamente 70% da Terra  é coberta por água. Mas somente 3% deste volume são de água doce. E o nosso organismo é composto por aproximadamente 75% de água.

A água influencia as reações químicas do organismo, levando vitamina, proteínas (enzimas) e sais minerais essenciais para as funções do nosso organismo. Ajuda na formação do sangue, secreta toxinas pelas secreções glandulares para fora do nosso organismo, Ela é considerada um solvente universal, previne o organismo contra doenças renais, protege contra o envelhecimento, regula a temperatura corporal, através da transpiração, ajuda a manter a pele hidratada e bonita, assim como os cabelos.

A recomendação, em média, do consumo de água pura é de 8 a 10 copos por dia. Alimentos como frutas e alguns legumes possuem água em sua composição o que aumenta o consumo dela durante o dia, ela não possui nenhum valor calórico devendo sem ingerida sem receio de ganho de peso.

Quando a água é diminuída no nosso organismo o centro regulador do consumo deste nutriente indica ao organismo que necessitamos dela. E então sentimos sede. É muito importante não deixar o organismo solicitar água. Manter o hábito de tomar água durante o dia, sempre, é a forma mais importante de manter nosso organismo hidratado e nossas funções celulares funcionando de forma correta.

O Dia Mundial da Água é dia 22 de março.

Tenha o hábito de levar uma garrafa de água junto com você. Seu organismo agradece.

Resultado da enquete do Blog: “Quantos copos de água você bebe por dia?”

83% dos leitores bebem 10 copos de água por dia, sendo este resultado satisfatório mostrando que a maioria dos leitores do blog costumam se hidratar de maneira adequada.

 Fonte:
 http://www.infoescola.com


domingo, 9 de setembro de 2012

SUPLEMENTAÇÃO ESPORTIVA - Recursos Ergogênicos Nutricionais


Para ser um atleta de alto rendimento, dois pontos são vistos como fatores que interferem no sucesso: genética e treinamento. Quando o nível de treinamento é competitivo, os atletas costumam ter habilidade genética similar, normalmente o treinamento é muito parecido e para que ocorra uma diferenciação eles buscam recursos específicos diferenciados que possam melhorar a performance. E as estratégias que estão sendo muito procuradas são: dieta e suplementos esportivos.
     Visando esta competitividade, o número de suplementos é cada vez maior no mercado com promessas cada vez mais intensas em relação à melhora do desempenho. Alguns suplementos não possuem evidências científicas, não posicionando de forma sincera a eficiência de certas substâncias.
O objetivo destes recursos seria aumentar a performance intensificando a força física, força mental ou do limite mecânico; prevenindo ou possivelmente retardando o início da fadiga. Aumenta o tecido muscular, a oferta de energia para o músculo, taxa de produção de energia para o músculo e diminuem a gordura corporal.
     Os nutrientes fazem parte dos processos que envolvem geração de energia do organismo humano. Alguns são utilizados como fonte de energia, outros regulam os processos pelo qual a energia é produzida no corpo e outros promovem o crescimento do tecido muscular. Então, a alimentação unida à atividade física pode mostrar resultados eficientes caso o atleta tenha uma alimentação saudável.

Mas o que são suplementos nutricionais?

Conforme o Ministério da Saúde; suplementos vitamínicos ou minerais são alimentos que servem para COMPLEMENTAR a dieta diária de uma pessoa saudável. Já os alimentos para praticantes de atividade física, alimentos para fins especiais, são definidos como elaborados e formulados para estes praticantes incluindo formulações que contenham aminoácidos essenciais, não possuindo ação terapêutica ou tóxica. Estes produtos estão divididos da seguinte forma:
1 – Repositores hidroeletrolíticos para praticantes de atividade física: com objetivo de reposição hídrica e eletrolítica.
2 – Repositores energéticos para atletas: apresentam no mínimo 90% de carboidrato em sua composição.
3 - Alimentos protéicos para atletas: apresentam proteínas na sua composição.
4 – Alimentos compensadores para praticantes de atividade física: possuem composição variada de nutrientes.
5 – Aminoácidos de cadeia ramificada para atletas: possuem concentrações variadas de aminoácidos de cadeia ramificada.


É importante dizer e repetir, usar suplementos de forma indevida pode causar danos ao organismo. Eles são feitos para completar a dieta de praticantes de atividade física ou atletas que já possuem uma alimentação saudável. Eles não substituem uma alimentação natural, com frutas, verduras, legumes, hortaliças, cereais, grãos, massas e carnes que protegem o sistema gastrointestinal evitando doenças e estimulando o metabolismo.

Suplementos esportivos (recursos ergogênicos) devem ser utilizados sob orientação de um médico ou nutricionista.

Tópico de Nutrição Esportiva que ganhou a enquete: " O que você deseja ler no blog?"
  
Fonte:
Estratégias de Nutrição e Suplementação no Esporte
Simone Biesek