terça-feira, 18 de setembro de 2012

Água: O nutriente mais importante para o organismo





Consta que aproximadamente 70% da Terra  é coberta por água. Mas somente 3% deste volume são de água doce. E o nosso organismo é composto por aproximadamente 75% de água.

A água influencia as reações químicas do organismo, levando vitamina, proteínas (enzimas) e sais minerais essenciais para as funções do nosso organismo. Ajuda na formação do sangue, secreta toxinas pelas secreções glandulares para fora do nosso organismo, Ela é considerada um solvente universal, previne o organismo contra doenças renais, protege contra o envelhecimento, regula a temperatura corporal, através da transpiração, ajuda a manter a pele hidratada e bonita, assim como os cabelos.

A recomendação, em média, do consumo de água pura é de 8 a 10 copos por dia. Alimentos como frutas e alguns legumes possuem água em sua composição o que aumenta o consumo dela durante o dia, ela não possui nenhum valor calórico devendo sem ingerida sem receio de ganho de peso.

Quando a água é diminuída no nosso organismo o centro regulador do consumo deste nutriente indica ao organismo que necessitamos dela. E então sentimos sede. É muito importante não deixar o organismo solicitar água. Manter o hábito de tomar água durante o dia, sempre, é a forma mais importante de manter nosso organismo hidratado e nossas funções celulares funcionando de forma correta.

O Dia Mundial da Água é dia 22 de março.

Tenha o hábito de levar uma garrafa de água junto com você. Seu organismo agradece.

Resultado da enquete do Blog: “Quantos copos de água você bebe por dia?”

83% dos leitores bebem 10 copos de água por dia, sendo este resultado satisfatório mostrando que a maioria dos leitores do blog costumam se hidratar de maneira adequada.

 Fonte:
 http://www.infoescola.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário