segunda-feira, 15 de outubro de 2012

PROTEÍNAS DO SORO DO LEITE


  As proteínas do soro do leite são famosas entre praticantes de atividade física. Elas são extraídas durante o processo de fabricação do queijo. Possuem bom perfil de aminoácidos, alto valor nutricional e cálcio do soro.
Estudos indicam os grandes efeitos na síntese proteica muscular, redução da gordura corporal, modulando o tecido adiposo e a melhora do desempenho físico. Além disso, as proteínas possuem efeito hipotensivo, antioxidante e hipocolesterolêmico.

Tendo estudos como base, é importante saber que, após o término do exercício, a ingestão proteica é essencial para promover a síntese de proteica, ou seja, a construção dos músculos. A quantidade e o tipo de proteína ou de aminoácido, fornecidos após o exercício, influenciam essa síntese. As proteínas do soro são consideradas suplementos anabólicos devido a sua semelhança com as proteínas do músculo esquelético. Melhoram o desempenho muscular diminuindo a ação dos agentes oxidantes nos músculos esqueléticos.
 
Conforme estudos indicam, as proteínas do soro são absorvidas mais rápido do que outras. Então após o exercício elas são mais eficientes buscando a síntese proteica. Além disso, grande parte dos suplementos que contém as proteínas do soro é isento de lactose o que seria uma vantagem para os indivíduos intolerantes à lactose.Importante ressaltar que para idosos a utilização das proteínas do soro do leite promove o aumento de massa muscular.

Os suplementos são viáveis para SUPLEMENTAR e COMPLEMENTAR a alimentação, e não para substituí-la. Então, tenha uma alimentação equilibrada mesmo utilizando proteína do soro como suplemento. Seu desempenho será muito mais efetivo e saudável.


Texto escolhido através da enquete " Qual o suplemento esportivo você usa?" 
No resultado, 100% dos leitores do blog utilizam o soro do leite como suplemento.

Fonte:
HARAGUCHI, F. K. et al.Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana
Revista de Nutrição, Campinas, 19(4):479-488, jul./ago., 2006
SGARBIERI, V. C.et al.Propriedades fisiológicas-funcionais das proteínas do soro de leite



Nenhum comentário:

Postar um comentário