terça-feira, 27 de novembro de 2012

Fruta - Alimento perfeito



As frutas são alimentos saudáveis, nutritivos e essenciais para nosso organismo. Elas possuem sabor doce, são ricas em suco, podendo ser consumidas cruas.
Possuem vitaminas, minerais, carboidratos (glicose, frutose, sacarose, amido) e fibras. Além disso, possuem baixos valores de proteínas e gorduras.
A fruta ideal para consumo deve ser fresca, com boa qualidade para consumo.
Podem ser consumidas no seu estado natural, em calda, como compotas, caramelizadas e cristalizadas, podendo ainda ser consumidas em saladas e enfeites de pratos especiais. Elas podem regular o intestino, pois possuem muitas fibras em sua composição, dão saciedade ajudando na perda de peso. As frutas possuem efeito antioxidante, devido à ação de fitoquímicos.
Algumas frutas laxantes são: mamão, laranja, acerola, ameixa preta seca, pêssego, abacaxi, kiwi, manga, tangerina, abacate, morango, melão, pêra, melancia, figo, caqui.
Algumas frutas constipantes: banana, caju, goiaba, maçã.
Importante a ingestão de pelo menos 3 porções de frutas por dia para equilibrar o organismo e prevenir doenças.Tenha elas sempre em sua alimentação e busque melhor qualidade de vida.

Resultado da Enquete “Quantas frutas você come por dia?”
33% dos leitores do Blog comem mais de 3 frutas por dia e 66% comem 2 frutas por dia, mostrando assim que é importante o aumento do consumo de frutas durante o dia, para os leitores do blog.



Fontes:
http://www.sonutricao.com.br
http://www.tuasaude.com
MELO,E.A et al.Capacidade antioxidante de frutas. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences
vol. 44, n. 2, abr./jun., 2008/ Pernambuco.
Imagem: Google

2 comentários:

  1. Eu não sabia que maçã estava na lista das frutas constipantes.
    Amei o post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Leane, maçã com casca é laxante, e sem casca é constipante. A maçã é um alimento tão perfeito que possui as duas ações! A nutrição é linda demais! =)

    ResponderExcluir