quarta-feira, 7 de março de 2012

Dietas da Moda: Você já caiu nessa?

É cada coisa que a gente vê que não dá pra acreditar. Dietas da moda, para uma perda rápida de peso, são consideradas, extremamente perigosas para o organismo, causando desequilíbrio orgânico, carência nutricional, promovendo perda proteica, hipoglicemia, tontura, fome, mau hálito e muitas outras deficiências.
Pesquisar sobre estas dietas é aterrorizante! É cada coisa que aparece, e o pior, as pessoas acreditam. Vamos as dietas mais estranhas encontradas:
Dieta da Sopa
Feita por uma semana, se reduz a legumes cozidos batidos no liquidificador.
Ótima para hidratar, mas não há reeducação alimentar , não é saudável e ainda promove a perda de massa muscular. Perde peso, perde, mas fica igual uma caveira ambulante e ainda corre o risco de ganhar o dobro do peso.
Dieta das Proteínas
Restringindo o consumo de carboidratos, o organismo tende a buscar proteínas e gorduras para serem utilizadas como energia. Ao queimar proteínas do corpo, é liberado substâncias tóxicas ao organismo. Não há construção de músculos sem carboidratos o que dificulta o ganho de massa muscular, impedindo que este indivíduo faça exercícios físicos. A alta ingestão de gorduras pode fazer com que se desenvolva doenças cardiovasculares com o entupimento de veias e artérias, elevando o colesterol.
Dieta da Luz:
Sim, agora fazemos fotossíntese! Isso é o que acreditam as pessoas que seguem esta dieta. Viver de energia cósmica. Exclui grupos alimentares das refeições, fazendo jejuns alternados até não se alimentar de mais nada. Não há comprovação científica e nem pontos positivos. Vê se pode?? Além de engordar ( parando de comer, o organismo retém energia promovendo o ganho de peso), o indivíduo fica fraco e produzindo substâncias tóxicas, leva a desnutrição e logo, logo à morte.
Dieta da Lombriga
Essa é boa! Comer larva pra emagrecer?? Sinceramente, é preferível fazer uma dieta equilibrada e esperar o resultado, nem que seja um pouco mais demorado. Esta dieta consiste em tomar em dias alternados cápsulas que contém uma larva e um copo de um líquido esverdeado do qual não se sabe do que é feito. Os vermes ficam no intestino do indivíduo, crescem, viram lombrigas e se alimentam do bolo alimentar do insano. Ele acaba em desnutrição, anemia severa, gases, cólicas abdominais, e isso se não for direto pra um caixão.
Dieta do alfabeto
Parece brincadeira de criança. Cada dia corresponde a uma letra e só pode ingerir alimentos que tenham a inicial da letra. Como alguém pode relacionar uma dieta com letras do alfabeto? E a característica e composição do alimento não contam? As composições dos alimentos são estudadas e juntas possuem um trabalho único para trazer nutrientes e energia ideais para o organismo. Desta forma, não há reeducação alimentar.
Não existe meio fácil para emagrecer. O que existe é a maneira saudável. Então, se quiser emagrecer de forma saudável, é seguir com uma reeducação alimentar e fazer exercícios físicos.
Entrar em dietas malucas, não vai ajudar e ainda pode causar danos à saúde. Então, não esqueça, para emagrecer, nada mais certo que ter uma alimentação equilibrada. Não é parar de comer e nem viver só de alface; é buscar ajuda profissional para aprender a se alimentar em quantidades específicas com intervalos de 3 em 3 horas, ajudando o metabolismo a funcionar de forma correta e aumentar o gasto calórico.
Cuide do seu corpo! Ele é seu maior bem!

Um comentário:

  1. Muito bem Professora Grazielle. O problema é que as pessoas dificultam as coisas e fazer o básico é cada vez mais complicado e o complicado é o que mais fácil de se fazer. Parabéns pelo blog e pela excelente profissional que é.
    Áté breve!
    Ass: Dahan da Cunha Nascimento

    ResponderExcluir