terça-feira, 5 de fevereiro de 2013
Intolerância x Alergia: Você sabe a diferença entre elas?
Intolerância alimentar ocorre quando o organismo não disponibiliza de enzimas específicas para absorver os açúcares de alguns alimentos que são ingeridos.
Sintomas na intolerância alimentar: Cólicas, enxaqueca, urticária, tontura, náuseas, aftas, prisão de ventre, arritmia cardíaca, conjuntivite, obesidade, fadiga, inchaço pelo corpo, dores abdominais, acne, diarréia (ou à vezes constipação), distensão abdominal, gases e sintomas de má digestão.
Alimentos que provocam intolerância: Lactose, o glúten, crustáceos, chocolate e alimentos com conservantes e corantes em geral.
Intolerância alimentar não tem cura. É importante que o alimento seja retirado da alimentação da criança e substituído por outro.
Alergia alimentar ocorre reagindo ao alimento como um invasor do organismo, acionando então o sistema imunológico.
Sintomas na alergia alimentar:Reações na pele (urticária, inchaço, coceira), no sistema gastrintestinal (diarréia, dor abdominal, vômitos) e respiratório (tosse, rouquidão e chiado no peito). Coceiras nos lábios, febre, perda de sangue nas fezes e qualquer reação indesejável.
Alimentos que podem provocar a alergia: Leite e seus derivados, ovo, soja, trigo, peixe e crustáceos, amendoim, nozes, ervilha, feijões, são os mais envolvidos. Alimentos que contenham aditivos alimentares, conservantes, corantes como: balas coloridas, sucos artificiais, gelatinas, temperos prontos e frutas desidratadas.Tratamento para alergia alimentar: Não há tratamento específico, mas é importante a retirada dos alimentos que provocam a alergia, buscar novas substituições para evitar deficiências nutricionais.
Importante verificar o rótulo dos alimentos industrializados buscando o nome dos alimentos que podem estar relacionados com a alergia.
Exemplo: Manteiga, soro, lactoalbumina ou caseinato apontam para a presença de leite de vaca. Atentar para corantes como: TARTRAZINA, GLUTAMATO MONOSSÓDICO e SULFITOS.
http://www.brasilescola.com/saude/intolerancia-alimentar.htm
http://www.asbai.org.br
GASPARIN, F.S.R e col. Alergia à proteína do leite de vaca versus
intolerância à lactose: as diferenças e semelhanças.Revista Saúde e Pesquisa, v. 3, n. 1, p. 107-114. 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário