segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

O que comer na ceia de Natal e não perder o foco

O Natal é uma data religiosa em que as pessoas comemoram com uma grande ceia repleta de comidas especiais.
Quando o Natal vem chegando as pessoas costumam dizer: “Depois das festas, volto a fazer a dieta”. E então, comem mais do que podem e tentam perder os quilos adicionados fazendo dietas malucas e extremamente restritivas. Não precisa ser desta forma. É claro que merecemos sair um pouco da rotina e saborear ótimas preparações com nossa família, mas é claro sem exageros. O aumento do consumo de bebidas alcoólicas também não é indicado, já que elas contribuem para o excesso de peso. Pequenas dicas podem fazer a diferença para não perder o foco:

1)A ceia de Natal costuma ser em um horário muito tarde. Então, faça uma refeição leve antes com saladas, legumes ou frutas.
2)Apesar do Panettone ter muitas frutas, sua massa é muito gordurosa, então procure não abusar deste alimento.
3)Manter as refeições de 3 em 3 horas mesmo na época do Natal. Não fique muito tempo em jejum. Não chegue à ceia com muita fome.
4) Procure reduzir o açúcar e a gordura das receitas.


Dicas para sua mesa de Natal:
Entradas:
Ótima dica são as saladas. Você poderá acrescentar frutas secas como uvas passas e damascos. Sopas também são indicadas.
Carnes:
As carnes magras são as menos pesadas para essa época do ano. O pernil pode ser feito assado e sem pele, acrescentando algumas frutas para melhorar a digestão. O peru, frango e o Chester também podem ser feitos assados com frutas. Para não ressecar a carne coloque mistura de vinhos e temperos como: alho, salsa, cebola, alecrim, enquanto ela estiver assando.
Os peixes como bacalhau são boas escolhas, leves e nutritivas, podendo ser acompanhadas de legumes cozidos.
Acompanhamentos:
O arroz integral pode ser aproveitado utilizando castanhas, uva passa nozes e amêndoas para deixa-lo mais nutritivo.
Na farofa, acrescente legumes e grãos para que o valor calórico dela não aumente. Procure fazê-la com óleo de girassol ou margarina light.
Sobremesas:
O natal é uma época muito quente, utilizar alimentos refrescantes é saudável e saboroso como frutas, mousses de frutas e preparações com iogurtes como frozen de iogurte e gelatinas são boas opções.
Bebidas:
Champanhe ou espumante são os menos calóricos e podem ser tomados para comemorar o natal. Uma tacinha só!
As melhores opções são sucos de frutas naturais e água de coco.

Para o seu Natal, busque uma ceia saudável! E não esqueça nunca de evitar exageros para manter seu organismo equilibrado e sua dieta cada vez mais nutritiva.




Fontes:
www.culturamix.com
todaela.uol.com.br
Banco de saúde
Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário